VESTINDO-SE DA GRAÇA (Diga NÃO ao LEGALISMO)

PDFImprimirE-mail

AddThis Social Bookmark Button

alt

 

“Então foram abertos os olhos de ambos, e conheceram que estavam nus; e coseram folhas de figueira, e fizeram para si aventais.” (Gênesis 3:7)

“E fez o SENHOR Deus a Adão e à sua mulher túnicas de peles, e os vestiu.” (Gênesis 3:21)

 

No início deste ano (2011), fiquei maravilhado com essa mensagem que DEUS revelou ao meu coração enquanto lia a Bíblia Sagrada. Se você deseja que o SENHOR fale com você também, você precisa dar legalidade e liberdade a ELE, estando sensível à Sua Doce Voz e, em obediência a CRISTO, ser um examinador das Escrituras, que é muito mais do que ser apenas um leitor. Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de Mim testificam” (João 5:39)

Como algo normal, já havia lido o livro de Gênesis diversas vezes. Mas desta vez foi realmente diferente. Todos nós conhecemos a história da queda do homem, mas já parou para pensar nesses dois versículos em destaque nesse artigo? Ali naquele jardim plantado no Éden, palco do primeiro pecado da humanidade, aconteceu diversas cenas que influenciaram o futuro de toda a terra e seus habitantes, inclusive a fabricação desses dois tipos de vestes.

Lemos no versículo 7 de Gênesis 3 que assim que Adão e Eva pecaram, desobedecendo e comendo do fruto proibido, seus olhos foram abertos e conheceram que estavam nus. O pecado agora havia “entrado” na terra de forma legal, pois o homem permitiu que isso acontecesse. A nudez desse casal representa esse pecado. Então, como eles agora eram pecadores, resolveram fazer para si roupas de folhas de figueira para cobrir seus pecados. Procuraram fazer uma boa obra para não serem achados culpados diante de DEUS. Pensaram que através dessa “boa ação” seriam absorvidos da punição divina, afinal de contas, o pecado (que era a nudez) estava coberto. Mas quando “ouviram a voz do SENHOR DEUS, que passeava no jardim pela viração do dia, esconderam-se Adão e sua mulher da presença do SENHOR DEUS, entre as árvores do jardim.” (Gênesis 3:8), ou seja, diante da Voz de Justiça e Santidade, Adão e Eva perceberam que aquelas roupas de folhas não eram suficientes para serem absolvidos do seu erro. Por causa disso, tentaram se esconder de DEUS, como se isso fosse possível.

Eu sei que você já deve ter entendido a mensagem, mas deixo aqui a explicação em detalhes:

Por causa desse pecado de Adão e Eva, toda a humanidade herdou a natureza pecaminosa, por isso somos pecadores. Nós não somos pecadores porque pecamos, mas pecamos por sermos pecadores. Por isso é necessário nascer de novo, para tornarmos filhos e herdeiros de DEUS. Mas se alguém não reconhece que é pecador e que precisa de salvação, esse novo nascimento não acontece. Por causa disso, o homem tenta justificar-se diante de DEUS e diante dos homens pelas vestes de folhas que ele mesmo fabrica. “Ah! Mas é claro que eu sou digno de ir para o céu! Eu não faço mal a ninguém. Nunca matei. Não fumo. Não bebo. Dou oferta na igreja. Dou esmola para os pobres. Sei que não sou 100% perfeito, mas afina, ninguém é santo né?” Esse homem tenta justificar seus erros com suas boas obras. Mas isso não é suficiente para salvar ninguém. Quando chegar aquele Grande Dia, onde aquela mesma Voz de Justiça e Santidade voltará a passear no meio do ser humano, esse mesmo homem tentará se esconder de DEUS, pois perceberá que tudo aquilo que ele havia feito de bom, não foi capaz de purificá-lo e de justificá-lo diante da Presença do SENHOR. Da mesma forma que as vestes de folhas daquela figueira não foram suficientes para justificar Adão e Eva, nenhuma ação do homem é capaz de justificá-lo. DEUS ODEIA LEGALISMO (Legalismo é é todo o sistema, regras, expectativas ou regulamentos que condiciona a salvação ao esforço humano de agradar a Deus, como uma recompensa por desempenho. O Legalismo é o meio humano de tentar através da obediência de regras de homens, ser aceito e amado por Deus, anulando a GRAÇA misericordiosa.)!

Mas então, o que vamos fazer para sermos salvos? A humanidade está perdida?

De forma alguma a humanidade estava perdida. O que precisamos fazer para sermos salvos está escrito no versículo 21 de Gênesis 3. DEUS, em Sua infinita misericórdia e poder, não matou Adão e Eva por causa da desobediência. Mas como o salário do pecado é a morte (Romanos 6:23), eles precisariam morrer. Aqui, bem no início da Bíblia, DEUS introduz a Sua Infalível GRAÇA, pois aonde abundou o pecado, superabundou a GRAÇA (Romanos 5:20). Como essa GRAÇA se manifestou ali naquele jardim. DEUS pega um animal (creio que ELE deve ter pegado um cordeiro, por causa do versículo de Apocalipse 13:8, onde diz que JESUS CRISTO é O Cordeiro que foi morto desde a fundação do mundo), e o sacrifica bem ali naquele jardim. Essa foi a primeira vez que houve derramamento de sangue na terra. Por causa do pecado da humanidade, O Cordeiro foi morto. Depois que aquele animal foi morto, DEUS pega suas vestes e cobre a nudez de Adão e Eva. Assim, DEUS cobriu o pecado do ser humano, através do sacrifício de um inocente. ESSAS SÃO AS VESTES DA GRAÇA. Quem não se “vestir” com as vestes feitas por DEUS, não será salvo de outra forma. Sem derramamento de sangue, não há remissão de pecados (Hebreus 9:22), por isso, DEUS teve que sacrificar seu próprio filho para purificar e cobrir nossos pecados. Hoje, aqueles que aceitaram o Amor de DEUS e se vestiram da GRAÇA, estão cobertos e justificados pelo sangue de CRISTO.

Não existe boa obra alguma realizada por nós que seja capaz de justificar os nossos pecados. Mas apenas a obra da redenção feita por DEUS é capaz de nos justificar. Ninguém se salvará por ser uma “boa pessoa”, mas por estar salvo, hoje eu posso ser uma pessoa muito melhor. Não faço boas obras para ser salvo, mas por estar salvo, pratico boas obras, pois devemos mostrar ao mundo a nossa pelas nossas obras (Tiago 2:17-26).

DEUS vos ABENÇOE!

Pr.LucianoXisto - Ministério Loucura da Pregação

Templates Joomla 1.5