O VERBO DO AMOR

PDFImprimirE-mail

AddThis Social Bookmark Button

 

 

Bem, hoje gostaria de falar sobre algo que talvez você não goste nem um pouco: nossa querida Língua Portuguesa. “Ah, fala sério pastor! Vai dar aula de Português?”. Obviamente não! Vou apenas compartilhar o que DEUS falou ao meu coração há um tempo atrás.

Você é capaz de se lembrar como se conjuga os verbos? Lembra?
É... eu também não gostava muito disso, sabia? Então vamos lembrar juntos:

Na conjugação dos verbos existem três pessoas no singular (EU, TU e ELE) e três pessoas no plural (NÓS, VÓS e ELES). Para não complicar, vamos falar apenas das três pessoas do singular.

Segundo a ordem que aprendemos na escola, a primeira pessoa é o “EU”, a segunda é o “TU” e a terceira é o “ELE”. Assim, se fôssemos conjugar o verbo AMAR no presente, por exemplo, teríamos:

1º - EU AMO
2º - TU AMAS
3º - ELE AMA

Pois é! Falar sobre o verbo AMAR é fácil, mas infelizmente nem todos sabem VIVENCIÁ-LO no tempo presente, muitos não tiveram a oportunidade de plantá-lo no pretérito (passado) e poucos estão realmente preocupados com esse sentimento para o futuro. AMOR não se expressa em palavras, mas sim em atitudes. Um homem chamado João que entendia sobre o assunto (muito mais do que Shakespeare) falou sobre isso: "Meus filhinhos, não amemos de palavra, nem de língua, mas por obra e em verdade." (1ª João 3:18). 

Amados, se não aprendermos a “conjugar” este verbo corretamente, nunca saberemos “conjugar” a nossa própria vida e não entenderemos o sentido verdadeiro do AMOR. Então, vamos aprender a conjugar o verbo segundo a Bíblia. Assuma: você nunca imaginou que a Bíblia teria “Lições de Português”. Começaremos por este versículo:
 

"No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus." (João 1:1).
 

Talvez você nunca tenha notado isto, mas este é o VERBO que devemos conjugar em nossa vida diária. Se não vivermos a vida deste VERBO, não conseguiremos amar de verdade, assim como ELE nos amou.

Neste versículo diz que o VERBO É DEUS. Sabemos também que DEUS É AMOR (1ª João 4:8-16). Logo: O VERBO É O AMOR. Se não temos DEUS não conhecemos o Amor, e se não conhecemos o Amor não podemos amar, pois é impossível dar aquilo que não temos.

Para que pudéssemos receber o Amor de DEUS, o VERBO se “auto-conjugou”, desta forma:
 

"E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a Sua glória, como a glória do Unigênito do PAI, cheio de graça e de verdade." (João 1:14).

 

A Profecia se cumpriu. O Amor do Pai deixou de ser apenas uma palavra e se fez atitude. Vivendo entre os homens como um Homem, JESUS nos mostrou como se "conjuga o Amor":
 

"Amarás o SENHOR teu DEUS de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento. Este é o primeiro e grande mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo." (Mateus 22:37-39).

 
Podemos entender isto? Enquanto a escola nos ensinou que a primeira pessoa é “EU”, a segunda é “TU” e a terceira é “ELE”, a Bíblia nos diz que a primeira pessoa é o “ELE”, a segunda é o “TU” e a terceira é o “EU”.
 
É verdade! Vamos ver os versículos novamente, introduzindo as três pessoas:
 

"Amarás o SENHOR teu DEUS (ELE) de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento. Este é o primeiro e grande mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo (TU) como a ti mesmo (EU).".

 
Se DEUS não está em primeiro, não conseguiremos amar com o amor verdadeiro, e se não amamos o próximo mais do que a nós mesmos, não conhecemos a DEUS. Por isso temos visto tantos relacionamentos fracassados e casamentos destruídos. Muitos colocam o “EU” como prioridade. Já outros colocam o “TU” no pódio, amando o seu cônjuge mais do que o próprio DEUS. Agindo assim, você nunca conhecerá O VERBO DO AMOR que se chama JESUS.
 
Portanto, segundo a Palavra de DEUS, o VERBO que se fez, a saber, JESUS CRISTO, Ele deve ser a primeira pessoa da nossa vida, seja no singular ou plural. Entenda isto: "Nós O amamos a ELE porque ELE nos amou primeiro." (1ª João 4:19). “ELE” deve ser a primeira pessoa. O Amor que sentimos e compartilhamos só será verdadeiro se for fruto do Amor de DEUS em nós. Você nunca conseguirá ser sincero no amor com suas próprias forças porque sem DEUS não existe Amor. Quem não tem DEUS, não tem poder para amar, pois DEUS sendo o AMOR, esta pessoa não pode dar aquilo que não possui. AME A DEUS ACIMA DE TUDO!
 
A segunda pessoa é o meu próximo. "Um novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros; como Eu vos amei a vós, que também vós uns aos outros vos ameis." (João 13:34). Amar aos outros mais do que a si mesmo. Coloque o “TU” acima do próprio “EU”, mas nunca acima de DEUS. Só quem ama o próximo assim como JESUS amou a humanidade conhece o Amor de DEUS. O VERBO, JESUS CRISTO, amou a DEUS acima de tudo, sendo submisso a Sua vontade a ponto de oferecer a Sua própria vida por amor ao próximo, aos Seus amigos. Só conhece o Amor aqueles que amam o que DEUS ama. Só mais uma coisa: “Nada façais por contenda ou por vanglória, mas por humildade; e cada um considere os outros superiores a si mesmo.” (Filipenses 2:3).
 
E a terceira pessoa, o “EU”? Ah... desse pode deixar que DEUS cuida. “Aquele que tem os Meus mandamentos e os guarda esse é o que Me ama; e aquele que Me ama será amado de meu Pai, e Eu o amarei, e Me manifestarei a ele.” (João 14:21). Se amarmos a DEUS em primeiro lugar e acima de tudo, se obedecermos aos mandamentos amando o nosso próximo mais do que a nós mesmos, nosso “EU” será amado pelo Pai e o VERBO será revelado a nós e em nós.
 
Esta é a verdadeira ordem do verdadeiro amor:

1º - AMOR A DEUS
2º - AMOR AO PRÓXIMO
3º - AMOR A MIM MESMO

 
Esta é a ordem, o dever, a missão, o chamado para cumprirmos o Amor Verdadeiro. Cabe a nós a missão de conjugar o VERBO “AMAR” em nossa vida para sermos verdadeiramente filhos de Deus.
 

"A ninguém devais coisa alguma, a não ser o amor com que vos ameis uns aos outros; porque quem ama aos outros cumpriu a lei." (Romanos 13:8).

 
Ministério Loucura da Pregação
por Pr.LucianoXisto

 

Online

Nós temos 42 visitantes online

Twitter

 

Facebook

Templates Joomla 1.5